segunda-feira, 21 de novembro de 2016

MiniAssembleia Arquidiocesana de Pastoral 2016

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2016, realizamos a Miniassembleia Arquidiocesana de Pastoral no Seminário Arquidiocesano da Imaculada Conceição, o SAPIC, no bairro do Castelo Branco em João Pessoa. O evento que é realizado para refletir o caminho percorrido pela Arquidiocese durante o ano, contou com uma enorme participação e motivação de padres, bispos, leigos, movimentos, associações, pastorais, serviços e novas comunidades da Arquidiocese da Paraíba.
No evento foi apresentado que o principal caminho para a Evangelização é à luz da Evangelho Gaudium, assim como o planejamento e a programação para o próximo Ano Pastoral que trará como tema a Caridade. O Coordenador de Pastoral da Arquidiocese da Paraíba, Mons. Ivônio Cassiano avalia esse evento com um grande entusiasmo pela presença de muitos setores. “Tivemos nesses dois dias de miniassembleia 95% de todos os setores de nossa Arquidiocese, destacando a presença de movimentos, serviços e pastorais do setor social de nossa diocese. E é nessa reflexão que fizemos a partir do Evangelho Gaudium que apontamos algumas metas para nossa igreja, que se apoia em estar cada vez mais inserida pastoralmente e, sobretudo com esse olhar para os desafios da sociedade, para a pobreza, para a caridade. Foram dois dias de muita fraternidade entre todos aqui presente”, destaca o Mons. Ivônio.
Nas palestras e nas reflexões em grupo a preocupação maior era com o trabalho de escutar mais uns aos outros, assim como destaca o Papa Francisco a “Igreja que se faz presente na voz, na ação e, sobretudo na escuta”. A palestra do Professor Luís Miranda veio firmar pontos importantes para a reflexão pastoral: as linhas de ação de cada setor, o papel de cada agente de pastoral, serviços, movimentos e, acima de tudo, o papel da igreja enquanto missão de evangelizar, de ter voz ativa, de caminhar mediante tantos desafios. “A nossa Miniassembleia pode ser resumida em três palavras: gratidão, pela percepção que tivemos de que somos igreja em caminho, que estamos atentos e queremos aprender e escutar mais, reconhecendo o que somos e o que podemos mudar; a segunda palavra é entusiasmo, pois foi nítido que todos os presentes aqui apresentaram um desejo profundo de voltar aquele entusiasmo que a bíblia nos fala no Pentecostes e pedir a Deus a graça de podermos mudar nossas comunidades; a terceira palavra que poderia definir isso é “a voz que não se quer calar”, pois sabemos que o mundo está em mudanças, mas queremos mostrar a esse mundo que a igreja não está calada, não está muda, mas sim que está atenta para o desejo de trabalharmos juntos, aprofundarmos a nossa experiência de encontro com Jesus e com o evangelho, e creio que as pessoas aqui presentes sentiram essa aproximação com
a Arquidiocese, com o sentido da igreja, do trabalho em conjunto, da renovação”.
Os grupos se reuniram nos dias de assembleia trazendo novas perspectivas e reflexões para o próximo ano e para a construção de novos tempos. A participante Elza Santos que é Coordenadora Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa e fiel da Paroquia São Francisco de Assis, Bairro das Indústrias, declara sua motivação frente às tantas reações e reflexões vividas nos dias de assembleia. “A Miniassembleia foi muito positiva dentro das ações sociais, onde percebemos a carência do povo, a realidade das periferias, e o quanto devemos voltar nosso olhar para cada uma dessas pessoas, enquanto igreja e enquanto participante dela. As falas dos grupos, dos padres, do palestrante nos motivou a querer mudar essa realidade, trabalhar e viver mais o evangelho”.
A Miniassembleia foi finalizada com uma avaliação positiva e motivadora para o próximo ano de 2017, o Ano da Caridade. Planejamentos, ações e reflexões foram trabalhados de maneira ativa e participativa e, guiados pelas palavras do Papa Francisco “Não deixemos que nos roubem a alegria da Evangelização”, a Arquidiocese da Paraíba procura unir forças para continuar o caminho da evangelização. O Administrador Apostólico, Dom Genival Saraiva de França avalia a Miniassembleia como um grande encontro para um futuro de ações. “Eu considero essa assembleia um momento importante, pois estando pela primeira vez nesse evento, eu procurei ouvir e ver mais, do que falar, para que eu pudesse me apropriar mais da realidade pastoral da Arquidiocese da Paraíba. Em resumo faço uma leitura positiva deste momento, pois identifiquei muita seriedade, muita preocupação pastoral, empenho e desejo de contribuir com a realidade da Arquidiocese: os aspectos positivos que devem ser sempre reforçados e os aspectos negativos que devem ser trabalhados com uma responsabilidade pastoral, sobretudo, perceberam um olhar perspectivo, para o amanhã, com ação voltada para o eixo da Caridade que está em mesma linha de pensamento com o Regional NE2 e que traz um foco direto para as Pastorais Sociais”.  

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

SHARE THIS

Author:

Facebook comentário

0 comentários:

Parceiro

Publicidade!

Publicidade!

Veja o Nosso Canal no Youtube

Publicidade!

Publicidade!

Mapa de Acesso da Jampa Jovens

Anuncie Aqui clique e saiba mais...

CLIQUE AQUI E CURTA A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK

Facebook da Rádio Jampa Jovens

Direito Reservado a Rede Jampa Jovens de Comunicação LTDA. Tecnologia do Blogger.