- Nesta manhã, 12 de janeiro, durante o sétimo dia de trezena, Dom Orani foi nomeado cardeal.
Dando continuidade a sua peregrinação pela cidade do Rio de Janeiro, a imagem de São Sebastião passou nesta manhã, 12 de janeiro, por diversas comunidades no território da arquidiocese.
- A manhã teve início nos estúdios da TV Brasil, onde o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa, transmitida em rede nacional.
Marcando ainda mais as comemorações do dia, minutos depois do término da celebração, Dom Orani recebeu a notícia de que o Santo Padre anunciou seu cardinalato, que se realizará no dia 22 de fevereiro, em Roma.
>>> Dom Orani é nomeado cardeal
Homenagens ao Santo Mártir
Seguindo a programação prevista para o dia, depois da TV Brasil, foi a vez da Paróquia Santos Anjos, no bairro do Leblon, receber a imagem do padroeiro da cidade.
- Como tem sido nos últimos dias, inúmeros fiéis participaram das celebrações e prestaram homenagem ao santo mártir.
O pároco local, padre Célio Calixto, entronizou a imagem no templo e motivou os fiéis com cantos e orações. Para ele, foi um grande presente para a comunidade ser visitada pelo recém-nomeado cardeal.
“Foi uma alegria para a Paróquia Santos Anjos e para a Cruzada São Sebastião em serem os primeiros locais visitados por Dom Orani depois desta notícia. É uma grande honra para nós, ainda mais hoje em que celebramos a Solenidade do Batismo do Senhor. É a oportunidade de renovar nossa fé”, frisou.
Em caminhada pelas ruas adjacentes à comunidade, a comitiva de São Sebastião e os paroquianos partiram em direção à Cruzada São Sebastião, um conjunto habitacional, localizado a margem do Jardim de Alá, no Leblon.
Em sua fala, Dom Orani relembrou a figura de Dom Hélder Câmara, que no dia 29 de outubro de 1955, inaugurou o conjunto habitacional. Dom Hélder, que na época era secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convenceu o então presidente da república, Café Filho, a firmar um convênio para construir os prédios, que receberam moradores retirados de uma favela vizinha da Praia do Pinto.
- Marli recebe com emoção a visita de Dom Orani e da imagem de São Sebastião
No local, o arcebispo visitou, com a imagem de São Sebastião, a residência da paroquiana Marli dos Santos de Oliveira. “Foi muito emocionante! Não esperava por essa visita, eu e minha família estávamos participando da Missa. Mas foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, disse.
Ao se despedir da Cruzada, o mais novo cardeal brasileiro foi homenageado pelos moradores com constantes salvas de palmas e vivas de gratidão e carinho.
Acolhida fraterna
Fugindo a programação, o cortejo de São Sebastião fez uma parada na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, onde foi acolhido pelo pároco monsenhor Manuel Moreira Vieira e por membros dos movimentos e pastorais da comunidade.
- Após dar a bênção final, na Santa Missa que já acontecia, Dom Orani se dirigiu a comunidade com algumas palavras e mais uma vez partilhou sobre a alegria de sua nomeação como cardeal. E ainda relembrou seus antecessores na sede cardinalícia.
“Tudo tem uma grande responsabilidade, e requere humildade. Sabemos que isso não aconteceu por mérito meu, mas por graça de Deus”, afirmou.
Ao se despedir da comunidade, os presentes aplaudiram e se aproximaram para cumprimentar Dom Orani.
Momentos de alegria
Encerrando as atividades da manhã, o arcebispo do Rio, Dom Orani, conduziu a oração do Ângelus e presidiu missa na Paróquia da Ressureição, em Ipanema.
Ao ser acolhido na comunidade, mais uma vez, em forma de carinho, os fiéis se uniram a uma só voz entoando “Ele merece, ele merece”, saudando o Cardeal Tempesta.
- Fiéis cumprimentam Dom Orani pelo seu cardinalato
Para o pároco monsenhor José Roberto Devellard a celebração, com a presença do arcebispo, é o cumprimento de uma profecia.
“No ano passado, também durante a Trezena de São Sebastião, Dom Orani foi chamado de cardeal aqui na comunidade. Antes que o Papa o chamasse, nós o chamamos (risos). Para mim é uma alegria muito grande. Por todo seu trabalho e desempenho, não poderia ser melhor para a história de nossa arquidiocese”, pontuou.
Ao término da celebração, Dom Orani participou de seu primeiro almoço como cardeal. Seguindo seu exemplo de humildade, a comida foi preparada pela cozinha da paróquia e servido em descartáveis.
Durante toda programação, o arcebispo foi abordado por fiéis, curiosos e profissionais de impressa para saberem sobre sua nomeação.
TEXTO RETIRADO DO SITE: http://arqrio.org/noticias/detalhes/1579/uma-manha-de-jubilo-para-a-arquidiocese-do-rio
domingo, 12 de janeiro de 2014
RELATED STORIES
Facebook comentário
Parceiro
Publicidade!
Publicidade!
Mapa de Acesso da Jampa Jovens
Facebook da Rádio Jampa Jovens
Direito Reservado a Rede Jampa Jovens de Comunicação LTDA. Tecnologia do Blogger.
0 comentários: