domingo, 22 de novembro de 2020

A Arquidiocese da Paraíba realizou a sua Assembleia Pastoral 2020 nestes dias 20 e 21 de novembro. Com o tema “Da escuta da Palavra à escuta do irmão”

A Assembleia foi dividida em dois momentos: uma live na noite da sexta (20) e um momento presencial na manhã deste sábado (21), no Seminário Arquidiocesano. Devido à pandemia, o número de participantes e o tempo de assembleia foram reduzidos.


Na live de abertura, o Pe. Dezenilton Santos falou sobre “A Palavra de Deus, o coração de toda atividade eclesial”. O momento ainda contou com a participação de Dom Manoel Delson, o Vigário Geral, Pe. Luiz Junior, e o Coordenador de Pastoral, Mons Ivonio Cassiano. A live está disponível no canal da Arquidiocese no Youtube.
O objetivo da Assembleia é traçar os planos pastorais para o ano de 2021, que será dedicado à Palavra. Mons. Ivonio apresentou as conquistas pastorais de 2020 e falou em ano desafiador: “com os desafios de 2020, vimos uma ação pastoral crescente, como a pascom, cursos de formação, como o que fizemos sobre o diretório de catequese, as pastorais sociais e toda assistência aos mais necessitados. Mas também enxergamos a necessidade de uma ação pastoral mais voltada ao cuidado com a pessoa humana, a sensibilidade de olhar para os sentimentos, ter muito cuidado no trato com as pessoas”.
O Pe. José Marcílio, coordenador do Setor Bíblico Catequético, apresentou desafios sobre o acesso, leitura e interpretação da Bíblia nas comunidades e grupos pastorais. O sacerdote trouxe a reflexão para que sejam levantadas propostas de experiências que auxiliem na vivência da Palavra.
Foi apresentado um cronograma com propostas de ações pastorais para toda arquidiocese em 2021 e o Arcebispo avaliou como positiva a assembleia. “Mesmo com este formato reduzido, a Assembleia cumpriu o seu papel e atingimos o objetivo. Conseguimos estudar, conversar sobre as propostas e vamos focar num novo ano pastoral, ainda com algumas incertezas devido à pandemia, mas com a coragem de filhos e filhas de Deus, que sabem driblar as adversidades e fazer com que a Igreja seja sempre viva e presente na vida das comunidades, das pessoas”, disse Dom Delson.

SHARE THIS

Author:

Facebook comentário

0 comentários:

Parceiro

Publicidade!

Publicidade!

Veja o Nosso Canal no Youtube

Publicidade!

Publicidade!

Mapa de Acesso da Jampa Jovens

Anuncie Aqui clique e saiba mais...

CLIQUE AQUI E CURTA A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK

Facebook da Rádio Jampa Jovens

Direito Reservado a Rede Jampa Jovens de Comunicação LTDA. Tecnologia do Blogger.