domingo, 28 de agosto de 2022

Papa Francisco homenageia primeiro pontífice a renunciar


O papa Francisco homenageou e orou diante do túmulo do primeiro pontífice da história que renunciou ao cargo. Ele visitou hoje a cidade italiana de L'Aquila para rezar pelas vítimas do terremoto devastador de 2009.

Esta é a primeira vez em 728 anos que um papa participa nesta cerimônia, inaugurada por Celestino V, um humilde eremita que aceitou da maneira relutante sua eleição ao Trono de Pedro, teve muitos inimigos por suas reformas e renunciou ao cargo.

A homenagem de Francisco a este pontífice tão incomum, o primeiro da história a renunciar, gerou muita especulação entre os analistas dos assuntos do Vaticano, já que recentemente, em declarações à imprensa, o papa argentino não descartou a possibilidade de renunciar por motivos de saúde.

"Celestino V foi uma testemunha corajosa do Evangelho, porque nenhuma lógica de poder o encaixou ou dominou. Com ele, admiramos uma Igreja livre de lógicas mundanas e testemunha plena da misericórdia de Deus", destacou Francisco. Francisco, que tem tem problemas para caminhar e precisa utilizar uma cadeira de rodas em vários momentos, seguiu de papamóvel da catedral até a praça da basílica de Santa Maria de Collemaggio. Durante o trajeto, acenou para os fiéis.


Resiliência em L'Aquila

O papa Francisco também destacou a "resiliência" e "dignidade" da população da cidade de L'Aquila, na região de Abruzzo, afetada duramente por um forte terremoto em 2009 e do qual ainda não se recuperou totalmente. "Vocês, pessoas de L'Aquila, vocês mostraram um caráter resiliente. 

Enraizado em sua tradição cristã e cívica, permitiu que vocês suportassem o impacto do terremoto e iniciasse imediatamente o trabalho corajoso e paciente de reconstrução", disse o Pontífice em encontro com as famílias das vítimas do tremor. 

O terremoto de 6 de abril de 2009 matou mais de 300 pessoas, feriu 1,6 mil e provocou danos significativos na cidade, que está reconstruindo gradualmente os seus edifícios, sobretudo no centro histórico. 


AFP e Ansa


SHARE THIS

Author:

Facebook comentário

0 comentários:

Parceiro

Publicidade!

Publicidade!

Veja o Nosso Canal no Youtube

Publicidade!

Publicidade!

Mapa de Acesso da Jampa Jovens

Anuncie Aqui clique e saiba mais...

CLIQUE AQUI E CURTA A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK

Facebook da Rádio Jampa Jovens

Direito Reservado a Rede Jampa Jovens de Comunicação LTDA. Tecnologia do Blogger.