quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Papa suprime o título de 'monsenhor' na Igreja

Papa suprime o título de 'monsenhor' na Igreja Medida foi tomada há várias semanas e divulgada nesta quarta-feira (8).Mudança quer acabar com 'o classismo e o espírito mundano' na Igreja.


- O Papa Francisco, que deseja uma igreja mais humilde e próxima das pessoas, decidiu suprimir os títulos honorários, entre eles o de "monsenhor", medida que busca acabar com "o classismo e o espírito mundano" dentro da hierarquia eclesiástica. 

- A decisão foi tomada há várias semanas e divulgada nesta quarta-feira (8) pela imprensa italiana. Papa Francisco fala com fiéis durante a audiência geral desta quarta-feira (8) (Foto: Tony Gentile/Reuters) Papa Francisco fala com fiéis durante a audiência geral desta quarta-feira (8) (Foto: Tony Gentile/Reuters) 

 - O secretário de Estado do Vaticano enviou uma carta aos núncios (embaixadores) da Santa Sé em todo o mundo, para que informem os bispos sobre a medida. 

 - O único título que os bispos poderão conservar é o de "capelão de Sua Santidade", afirma o texto, que enfatiza que a medida não tem caráter retroativo. Por isso, muitos eclesiásticos da Cúria Romana – o governo central da Igreja – continuarão mantendo o título de monsenhor. 

- Em 1968, o Papa Paulo VI, fonte de inspiração para Francisco, reduziu dentro da Igreja Católica o número de títulos honorários, que chegavam a 14 na época. A atual decisão está de acordo com o desejo do Papa jesuíta de reformar gradualmente a Igreja.



Texto Retirado do site: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/01/papa-suprime-o-titulo-de-monsenhor-na-igreja.html

SHARE THIS

Author:

Facebook comentário

0 comentários:

Parceiro

Publicidade!

Publicidade!

Veja o Nosso Canal no Youtube

Publicidade!

Publicidade!

Mapa de Acesso da Jampa Jovens

Anuncie Aqui clique e saiba mais...

CLIQUE AQUI E CURTA A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK

Facebook da Rádio Jampa Jovens

Direito Reservado a Rede Jampa Jovens de Comunicação LTDA. Tecnologia do Blogger.