segunda-feira, 11 de julho de 2016

Dom Genival reúne-se com Colégio dos Consultores e confirma a permanência do Vigário Geral

O Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, reuniu-se com os padres que integram o Colégio dos Consultores na manhã deste sábado, dia 9 de julho de 2016, no Seminário da Arquidiocese da Paraíba Imaculada Conceição, no Castelo Branco, em João Pessoa (PB).

O primeiro contato com os padres foi numa das Capelas do Seminário. Todos os integrantes estavam presentes: Côn. Dorgival Vicente Ferreira, Côn. Mons. Ednaldo Araújo dos Santos, Côn. Geraldo Magela Christovam, Côn. Mons. Ivônio Cassiano de Oliveira, Côn. José Marcílio Carneiro Cavalcanti, Pe. Luiz Antônio de Oliveira, Côn. Mons. Nereudo Freire Henrique, e Mons. Virgílio Bezerra de Almeida.

Dom Genival apresentou a todos o Decreto da Congregação para os Bispos (Prot. N. 432/2016, publicado no dia 6 de julho de 2016), com a nomeação do Papa Francisco, que o tornou Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba. O Decreto foi lido pelo chanceler da Arquidiocese da Paraíba, Pe. Abel. “Não havia necessidade de posse. Desde o dia 6 já era, por força do Decreto, o Administrador Apostólico. Este encontro trata-se de uma apresentação oficial ao Colégio dos Consultores”, explica Dom Genival.

O Colégio dos Consultores é instituído como Órgão Colegiado de Presbíteros. Sua função é prestar colaboração no governo da Arquidiocese, nos assuntos administrativos, econômicos e patrimoniais, envolvendo a natureza jurídica dos mesmos, em conformidade com o Cânon 502 § 1º do Código de Direito Canônico. Os membros do Colégio dos Consultores são constituídos pela autoridade do Arcebispo Metropolitano, com a aceitação explícita destes. O Colégio dos Consultores possui caráter permanente e eminentemente consultivo.

Durante o encontro na Capela, Dom Genival fez um breve relato sobre a sua vida religiosa. Após momentos de oração, esta parte do encontro foi encerrada com todos cantando o Hino de Nossa Senhora das Neves – Padroeira da Arquidiocese da Paraíba. Na mesma manhã, foi dada a confirmação que o Mons. Virgílio Bezerra de Almeida segue como Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba. “Cujas atribuições canônicas serão exercidas, de forma delegada, como prevê o ‘Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos’, n. 244, publicado pela Congregação para os Bispos, sob o título de ‘Sucessores dos Apóstolos’”, escreve Dom Genival no texto de Confirmação, que está logo abaixo!

Fonte: CNBB2


SHARE THIS

Author:

Facebook comentário

0 comentários:

Parceiro

Publicidade!

Publicidade!

Veja o Nosso Canal no Youtube

Publicidade!

Publicidade!

Mapa de Acesso da Jampa Jovens

Anuncie Aqui clique e saiba mais...

CLIQUE AQUI E CURTA A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK

Facebook da Rádio Jampa Jovens

Direito Reservado a Rede Jampa Jovens de Comunicação LTDA. Tecnologia do Blogger.